Quem Somos

Ronaldo Sebastião

De ascendência espanhola e italiana, é brasileiro de Lagoa Formosa, interior de Minas Gerais. Ronaldo Sebastião é o décimo sexto filho da Sra. Jeovanine e do Sr. Matuzalém, tem o legado da cultura da roça. Antes do seu nascimento, seu Pai faleceu, a família vendeu a propriedade e mudou-se para a cidade, entretanto preservou os hábitos rurais. Mesmo vivendo em um ambiente urbano, manteve a tradição de comprar o bovino e o suíno direto da fazenda e, em seguida, juntos, preparar e cozinhar o alimento.

Foram saberes elaborados no lar, transmitidos entre irmãos, perpetuados no amor cultivado em família. Primeiro através da observação, depois da liberdade para se aventurar no preparo, aprendeu e desenvolveu a arte da culinária rústica.

Desde a infância era na roça que se sentia em casa, durante a pesca e na caça, em meio as histórias das gerações. A paixão pelo campo e pelo alimento vindo diretamente dele, sempre o inspirou, era um autodidata de essência rural. Adulto, tornou-se Médico Veterinário, o conhecimento original foi unificado ao científico, a habilidade técnica se expandiu.

Conserva a tradição familiar de buscar o animal diretamente da fazenda e prepará-lo para o consumo. Neste afazer, desenvolveu a prática dos cortes de carnes, receitas inovadoras de linguiças e a técnica da defumação. Há quem diga que ele é um P.O., “puro de origem”, pois sempre que decide por saborear uma carne, procura antes comprar o animal. Desconfiam que ele, quando aprendeu a falar, pronunciou a primeira palavra: “carne”, tanto é a sua preferência por este alimento.

Apresenta o conhecimento da origem do animal, a escolha de cada peça, os cortes exatos, o cuidado no preparo, seu objetivo é alcançar sabores inacreditáveis, ao mesmo tempo em que honra, por meio do paladar, a recordação do seu passado.

É a culinária de um sobrevivente, o último dinossauro! A união do passado com o futuro, o antigo e o novo!

Uma experiência surpreendente!

34 99690-3015

Rua Jandyro Vilela de Freitas, 36
Vigilato Pereira, Uberlândia.